Coordenador : Debora Petrungaro Migueis
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390265.2206.183802.07032023
Departamento/Setor: MCG
Área Temática : Saúde
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Professores da Universidade Federal Fluminense, médicos, profissionais e alunos da área da saúde.
Local de atuação: O evento será realizado para alunos da área de saúde e profissionais de saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro no auditório do segundo andar localizado no prédio dos ambulatórios de 8 as 10h de forma presencial.
Objetivo
O objetivo principal deste evento é a conscientização de que distúrbios do sono frequentes, como, a apneia obstrutiva do sono, a insônia e a privação do sono podem ser prejudiciais a nossa saúde. Este evento se propõe a explicar suas causas e consequências, além de promover saúde, ensinando sobre higiene do sono, como identificar possíveis distúrbios e desmistificar o diagnóstico e tratamento. Assim, desejamos informar e orientar sobre a importância dos cuidados referentes à saúde e sono. Esta conscientização tem o objetivo de promover saúde para os profissionais que podem se multiplicadores, pois orientam pacientes e, por exemplo, quando trabalham à noite, tornam-se susceptíveis a distúrbios do sono.
Resumo
Convido os profissionais de saúde, alunos da graduação e pós-graduação de cursos de ciências da saúde da UFF para o evento da semana do Sono 2023 na Uff com o tema Sono é essencial para a saúde. Este evento científico será realizado presencialmente na UFF/Hospital Universitário Antônio Pedro no dia 15/03/2023 das 8 às 10h. O objetivo deste evento científico é conscientizar que o sono é essencial para a saúde de pacientes e profissionais de saúde, já que o comprometimento de sua qualidade ou quantidade pode ser prejudicial. Este evento se propõe a explicar distúrbios do sono prevalentes, como síndrome da apneia obstrutiva do sono e insônia, suas causas, consequências e como suspeitar destes diagnósticos. Além disto, profissionais de saúde frequentemente são trabalhadores de turnos, estando predispostos à privação de sono, insônia, entre outros distúrbios do sono. Assim, nosso objetivo é promover saúde para os pacientes e profissionais de saúde sobre a importância dos cuidados com à saúde e sono. Garanta logo sua inscrição: Vagas limitadas!